O medo do fora de jogo

Nas jornadas iniciais do campeonato, Fredy Montero tirou partido de posições de fora de jogo, para, em 2 jogos (Benfica em Alvalade e Olhanense fora), marcar golo.

Diga-se que em ambos os lances, o adiantamento era milimétrico e apenas visível com recurso a uma imagem parada a com a linha virtual desenhada. Há por aí muito otário que tem coragem de dizer que deixar passar foras-de-jogo destes é beneficiar uma equipa. Como se fosse humanamente possível descortinar foras de jogo de (literalmente) centímetros e à velocidade a que se joga actualmente. Não é. O árbitro não está em casa de cú no sofá, a olhar para a tal imagem parada com a linha de fora-de-jogo desenhada. É exactamente por isso que as indicações da FIFA, vão no sentido de, em caso de dúvida, não se assinalar fora de jogo. Deixa-se o lance seguir para beneficiar a equipa atacante. No entanto, cá em Portugal tem-se tanto medo de que um “erro” destes (que na minha opnião nem devia ser chamado de tal) dê golo, que se marca fora-de-jogo por tudo e por nada. Há auxiliares que mais parece terem tiques nervosos, tal é a facilidade com que levantam a bandeirola. É preciso que estes tipos tenham a noção de que é muito mais grave invalidarem uma jogada de golo que era perfeitamente legal, do que deixar seguir uma jogada em que o atacante esteja meia dúzia de centímetros adiantado, e que tal não seja perceptivel para o árbitro auxiliar.

Montero (podia estar a falar de qualquer outro) foi de tal maneira conotado como um avançado que está sempre em fora-de-jogo (devido aos 2 exemplos que dei anteriormente), que agora, nesta último partida, marca um golo perfeitamente legal, que lhe é invalidado. Parece-me a mim, que a única maneira que o colombiano vai ter de continuar a marcar golos nesta liga, vai ser de remate fora da área.

PS: Que seria da carreira de Pippo Inzaghi, se tivesse jogado em Portugal em vez de Itália? Devia andar pela Orangina, com 3 ou 4 foras de jogo mal assinalados por partida…

Anúncios

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s